Páginas

8 de abr. de 2010

RPG levado a sério!


Como anda seu grupo de RPG? São organizados? Se reunem frequentemente? Como levar um grupo adiante?

Início este post com estas perguntas pois no meu antigo grupo infelizmente lidei com alguns problemas do tipo mas claro que a gente aprende com os erros e tira lições deles, com o tempo crescemos e fazemos com que as coisas melhorem.


Mas o que fazer para que os jogadores compareçam sempre nos dias de aventura? Como manter a ordem na hora da jogatina e evitar conversas paralelas?
A primeira lição que tirei da minha vida como RPGISTA é que RPG é um hob mas é preciso ser levado a sério para dar certo, especialmente em grupos que se reunem constantemente para se aventurar.

Qual é o papel do mestre?

Óbivio que uma das principais funções do mestre é fazer com que todos na mesa se divirtam trazendo a eles um bom jogo com uma história envolvente.

Uma das coisas que sempre incluí em minhas aventuras e que sempre deu certo, é que as aventuras não são totalmente sérias, rolam umas piadas, pegadinhas, coisas que uso pra deixar o clima mais amigável, isso ajuda a fidelizar os jogadores e ter uma mesa sempre cheia.

Só isto basta?
Acabei descobrindo que não, ainda assim percebia o desinteresse de alguns, a super empolgação de outros por fim por muitas vezes vi o descontentamento de todos. Comecei então a pensar até que um dia descobri o que nos faltava: "Organização"

No primeiro dia da Legacy of Dragon não houve aventura, porque? Optei por fazer uma reunião para definirmos nossas metas e regras. Apartir daí já começou diferente, não é questão de ser ditador ou algo parecido e sim de que para convivermos bem e organizadamente precisamos de regras.

Enquanto a reunão rolava, eu pedia por opniões de todos os participantes, o que seria interessante para todos, começamos pelo nome do grupo, foram dadas algumas sujestões e por votação o nome escolhido foi Legacy of Dragon.

Aciduidade

Você já deve ter passado por esta situação: Montou a continuação da história, todos confirmaram presença para o dia da próxima campanha então você preparou tudo de acordo com o número de jogadores só que no dia um deles faltou e isso atrapalhou a aventura e então você teve que improvisar.

Solução: Primeiramente criamos um perfil e uma comunidade no Orkut, onde ficou combinado de serem divulgadas data e hora das aventuras com três dias de antecedência, todos os que quiserem comparecer só precisam confirmar no tópico referente a data.
Se ainda assim a pessoa que confirmar e não comparecer, sofrerá uma penalidade, indo de pequena à grave.
Exemplo:

Pequena - O personagem desmaia "o jogador é a alma do personagem, logo, sem o jogador o personagem não tem vida".

Grave - Perda de itens, dinheirou ou pontos de experiência "Deve-se aplicar o bom senso à esta"





Temas importante a se discutir:

Nome para o grupo
Qual a meta?
Disponibilidade dos jodadores
Aciduidade
Comprometimento
Organização
Pertences
Em qual cenário gostariam de jogar?
Quantos mestres tem no grupo?


Muitas outras questões entraram em pauta e foram utilizadas no L.O.D mas isso vária de grupo para grupo, lembrem-se, regras não são feitas para tornar o RPG uma coisa chata e sim para para torná-lo cada vez melhor.

Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. Yoooooooooooooooooooo!!! Louco man, vai servir de mta ajuda pra quem ta começando um grupo nv de RPG... Nóis é FODA!

    ResponderExcluir
  2. É normal isso. Acho que com o tempo você acaba lidando com estes problemas tão mais fácil quanto mestrar. Mas é válido dizer que uma campanha só dá certo quando todos querem.

    Se você não está se divertindo jogando RPG, está jogando errado.

    Até =]

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com o kinder... não apenas em um grupo de rpg esses requisitos são necessarios, + como em qualquer tipo de organização... mas com o tempo, um bom planejamento, estabilidade, compromentimento, responsabilidade, respeito, e interesse em conhecimento tudo entra nos eixos!

    ResponderExcluir
  4. uaehfuhafae....

    Muito bom o post!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Pô eu tenho 15 anos, e tenho (eu imagino assim), um grupo de RPG, onde EU sou o mestre, eu gostei do site de vocês, e espero mais post's, e ajudas, "/ HeHe, Vlw'z e abraço'z aew...


    Sandrinhomdt ( não conseguir colocar nome, '-' )

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos à nossa humilde taverna!
Sintam-se a vontade aventureiros!